Os pontos essenciais para quem vai entrar na universidade
No post anterior a Effy sugeriu-me que fizesse um post sobre as dicas que eu considero essenciais para quem vai entrar agora na universidade. Lembro-me perfeitamente do meu verão antes de entrar na faculdade, andava aterrorizada com pequenas coisas, coisas insignificantes, mas que era sempre bom ouvir a opinião de quem por já lá passou daí eu estar a fazer este post. Peço desde já desculpa pela extensão do post , mas acho que comtempla alguns dos pontos mais importantes, se tiverem mais alguma questão ou dúvida é só dizer!
Quando estava a pensar neste post decidi dividi-lo em várias categorias. E elas são:
- Viver fora da nossa cidade natal e longe da família
- Partilha de um apartamento com alguém/ Viver em residências
- A noite e a vida universitária
- Uso de cadernos vs dossiers e outros essenciais para a universidade
- O uso de livros/power points/sebentas etc…
- Os nossos melhores amigos : o Senhor Google e o senhor Youtube
Viver fora da nossa cidade natal e longe da familia
Este primeiro ponto foi uma das coisas que mais me custou quando entrei na universidade, o facto de estar numa cidade diferente onde as pessoas que conhecia eram escassas, no fundo parecia que tinha medo de tudo e de todos. Aquilo que eu vos posso dizer é para se tiverem oportunidade irem um dia ou dois antes de começarem as aulas com amigos ou com a família e conhecerem a cidade e ambientarmo-nos é muito bom. Assim podemos decorar o nosso quarto com fotos e objetos que nos relembrem de casa. Uma das coisas que provavelmente vocês mais vão ver nas casas das vossas amigas é um quadro com fotografias, uma das melhores maneiras de matar saudades de casa. Uma das coisas que recomendo é para nas primeiras semanas não se enfiarem em casa com medo do mundo, saiam, divirtam-se, conheçam os vossos novos colegas, façam amigos! Com o tempo a situação melhora e lidamos melhor com o facto de estar longe de casa.
Partilha de um apartamento com alguém/ Viver em residências
Sempre fui o tipo de pessoas que gosta da minha privacidade, logo por aí, ir para uma residência esteve logo fora de questão. Contudo apesar de ter vivido sempre num apartamento nem tudo é pêra doce. Uma das coisas que coisas que aconselho é a terem regras, fazer a distribuição das limpezas e a distribuírem os espaços da casa pelas pessoas. No fundo basta lembrarmo-nos que já não vivemos com a nossa família e que temos de ter respeito pelos outros, ter atenção ao barulho, às limpezas, ao pagamento das contas (ninguém gosta de ter de estar a pedir o dinheiro aos outros!), basicamente é termos respeito pelos que vivem connosco, a parte boa é que acabas por fazer grandes amizades com as tuas colegas de casa! Quanto ao viver numa residência não posso falar muito, apenas daquilo que me iam contando, é uma opção mais económica é um facto, mas que implica abdicar de algumas coisas. Os meus amigos que viviam em residências adoravam, adoravam o convívio e as amizades que se formavam, mas viam-se muitas vezes forçados a irem estudar para a biblioteca e a comer todos os dias na cantina e claro tinham na maioria dos casos de partilhar o quarto com uma ou mais pessoas…
A noite e a vida universitária
Este é provavelmente o ponto mais aguardado por muitos os que entram na universidade, a noite. Temos mais liberdade, mais escolhas, mas também mais responsabilidade, quero com isto dizer que divertir sim, mas nunca perdendo o foco daqueles que são os nossos objetivos. Pode parecer muito estúpido isto que estou a dizer, mas a verdade é que vão conhecer muita gente que se arrepende da vida que teve no primeiro ano de universidade. Vão com calma, há tempo para tudo…
Uso de cadernos vs dossiers e outros essenciais para a universidade
Este ponto é daqueles que dá pano para mangas, não conheço quase ninguém que não tenha esta dúvida. A verdade é que não há um certo e um errado, tudo depende de vários fatores: o tipo de disciplina, o tipo de professor, o tipo de curso, etc… Por isso o meu conselho é na primeira/segunda semana levarem um caderno pequenino e verem o que melhor se adequa a vocês. Na minha opinião cadeiras como matemática ou química orgânica é essencial o uso de um caderno, visto constituir um bom material de estudo e é uma boa maneira de encontrarmos os exercícios todos num só local, para disciplinas mais teóricas tirar os apontamentos diretamente nos power points são a melhor ferramenta, mas levo sempre um pequeno caderno comigo. Na minha opinião oso de um caderno ajuda a que nos consigamos manter mais organizadas, sem corrermos o risco de perder os apontamentos de nenhuma aula. Podem também optar para as disciplinas onde tiram menos apontamentos por comprar um caderno de cinco disciplinas! De qualquer das formas aconselho a levarem convosco uma capa daquelas fininhas para por os documentos que vamos acumulando durante o dia.
O restante material escolar não varia muito em relação ao secundário contudo há coisas que eu aconselho vivamente a comprarem como por exemplo uma agenda, marcadores flurencentes (estes devem ter boa qualidade caso contrario vão gastar-se ou secar-se muito rapidamente ) e post-its.
O uso de livros/power points/sebentas etc…
Para mim uma das coisas que mais nos facilita o estudo é levar os power points que os professores nos disponibilizam para as aulas e retirar os apontamentos diretamente para lá. Quando os mesmos não nos são disponibilizados a tempo ajuda quando estamos a fazer os nossos apontamentos a assinalarmos a mudança de slide, ou apontarmos o numero do slide, caso esteja visível.
Quanto aos livros isso é uma história completamente diferente, os professores na maioria dos casos vão dar-vos uma bibliografia enorme e tendo em conta os preços dos livros universitários é impensável para alguém comprar aquilo tudo, por isso o que eu recomendo é falarem com os vossos colegas de outros anos e fazerem troca de livros ou irem à biblioteca requisitar os livros, ou outras opções que não vale a pena mencionar! Para quem não gosta de ler os livros, pode sempre utilizar procurar sebentas sobre a matéria, embora estas nem sempre tenham toda a matéria necessária.
Os nossos melhores amigos : o Senhor Google e o senhor Youtube
O uso da internet é indispensável para o nosso estudo, procurar novas sebentas, procurar conceitos desconhecidos, etc e tal. Um grande amigo nosso é o youtube visto haver mil e uma aulas sobre tudo e mais algumas coisa que nos simplificam coisas que são simples, mas pareciam muito complicadas, este site é especialmente importante em disciplinas como biologia, genética, histologia ou bioquímica, uma vez que através de esquemas e animações nos ajudam a visualizar mentalmente um assunto permitindo uma mais fácil compreensão.